Entrando em quase qualquer academia de Jiu-Jitsu é imediata a vista das medalhas, troféus e fotos de torneios em exibição. Existem várias organizações regionais, nacionais e internacionais e circuitos de torneios que agora tornam a competição acessível e uma opção real para atletas de todo o mundo em todos os níveis de faixa.
Essas organizações e torneios são populares na comunidade de Jiu-Jitsu, pois fornecem pontos de referência – às vezes até incluindo sistemas de classificação, pontos de rally para equipes e a oportunidade de notoriedade para atletas e equipes com base em desempenhos positivos.
Jiu Jitsu para Competidores: Aprendendo ainda mais
As competições também servem como uma plataforma para exibir e descobrir novas técnicas e estratégias para o mundo do Jiu-Jitsu mais amplo fora dos círculos de treinamento individual dos atletas.
Muitos instrutores costumam usar imagens de competição para pontuar ou trazer uma perspectiva do “mundo real” para as aulas abordadas em nosso tatame. Devido a essa prática e ao foco de grande parte da mídia de Jiu-Jitsu na competição, alguns alunos passam a ir atrás de mais orientação sobre as competições. Existem motivos encorajadores e desencorajadores a respeito de competir ou não, e nos desdobraremos brevemente sobre eles abaixo.
Motivos para competir
Uma das principais razões pelas quais os atletas devem competir é a recompensa de se beneficiar muito do processo de preparação para a competição. Esse processo inclui prestar mais atenção aos detalhes técnicos durante a aula e nas posições, muitas vezes mais tempo no tatame, algum foco em “áreas de fraqueza” e um “padrão pessoal mais alto” auto-imposto, aplicado às sessões de treinamento.
Esses benefícios individuais seriam substanciais, mas – tomados como um todo – eles fornecem um argumento convincente para competir para melhorar seu Jiu-Jitsu, independentemente dos resultados alcançados.
Para enriquecer a jornada pessoal do atleta
A competição expande essa experiência no Jiu-Jitsu. Como atletas, os treinos na academia ou com os parceiros de treinos regulares. Há um nível de conforto ao longo do tempo à medida que a confiança é desenvolvida e as amizades geralmente são estabelecidas. A competição permite essa exposição a “estranhos” que podem ou não ter visões, abordagens de coaching ou estilos semelhantes ao do competidor em questão.
Essa estimulação pode ser uma coisa positiva, pois pode desafiar a pensar sobre nosso próprio Jiu Jitsu e crescer em compreensão do Jiu-Jitsu.
Além disso, as competições podem servir como meio de apresentação a outras pessoas da comunidade de Jiu Jitsu que de outra forma não se conheceriam, dando a oportunidade de fazer novos amigos na comunidade.
Em suma, as competições de Jiu Jitsu podem realmente ajudar a enriquecer as jornadas pessoais, ampliando o escopo e perspectiva da comunidade.
Jiu Jitsu para Competidores para um aprendizado extra
A competição ajuda a desenvolver a habilidade de processar a adversidade de forma positiva. As vitórias em torneios são fantásticas e logicamente se compete para vencer, mas as derrotas devem ser valorizadas, pois podem melhorar tanto o desenvolvimento no tatame quanto no jogo da vida.
O subproduto de aprimorar essa habilidade é que tira a ansiedade desnecessária da competição e isso torna maior a capacidade de produzir o melhor nas situações estressantes que as competições geralmente representam.
Por diversão
A última razão para considerar competir é a diversão. Alguns consideram as competições divertidas, enquanto outros apreciam a preparação e outros ainda saboreiam a “glória” que vem após a competição.
Competir também une as equipes de uma maneira única que ajuda a “dar um salto” nas amizades, o que também ajuda a todos a se divertirem.
Jiu Jitsu para Competidores: motivos para não competir
A primeira razão pela qual a competição pode não ser uma boa ideia é se houver alguma razão física para não poder competir. Isso pode soar como senso comum para a maioria, mas precisa ser coberto.
Não estamos falando de um simples “desconforto” aqui, mas de uma lesão real ou condição física que proíba de competir com segurança. Se um médico diz que não pode competir, não se deve competir! Nenhum prêmio, medalha ou quantidade de prestígio vale potencialmente arriscar a saúde. Uma vez que cruzar essa linha, se está pegando algo que deveria ser positivo e tornando-o prejudicial e negativo.
Relacionado a este ponto está a incapacidade de se preparar adequadamente. As razões podem ser obrigações familiares, trabalho, uma lesão, etc., que impeçam o então competidor de treinar ou fazer dieta de forma devida.
Ainda não sabe processar a competição
Enquanto a maioria pode competir fisicamente em torneios com segurança, muitos não têm a habilidade de processar a competição de uma maneira positiva. Se você não está pronto para perder, não está pronto para competir.
Não é uma mentalidade derrotista, é simplesmente olhar de forma realista para os possíveis resultados da competição e garantir que se está preparado para o pior. Quando se esforça para o melhor e ainda se está preparado para lidar com o pior, há uma libertação de permitir que o pior tenha um impacto fatal.
Objetivos pessoais
Alguns atletas de Jiu-Jitsu simplesmente não têm vontade de competir.
Ela não tem desejo genuíno de competir, não trata os companheiros de equipe como o inimigo e muitas vezes pode ser um ótimo parceiro de treinamento e companheiro de equipe, pois não há nenhum ego envolvido em seu treinamento.
Isso não quer dizer que eles abordam o treinamento com menos intensidade ou têm menos amor pelo esporte. Este atleta simplesmente tem uma visão diferente do Jiu-Jitsu ou objetivos pessoais diferentes.
O Jiu-Jitsu é muito mais do que competição, então devemos estar abertos para aqueles que abraçam os elementos de trabalho em equipe, crescimento técnico e estilo de vida geral de uma forma que não se manifeste de forma combativa.
Por fim
Considerando tudo, a competição pode ser uma ótima ferramenta tanto para melhorar os jogos de Jiu-Jitsu quanto para adicionar camadas a experiência no Jiu-Jitsu. Porém, o desejo pela competição deve ser um desejo genuíno e deve haver disposição e preparo. A competição pode ajudar a estimular o crescimento, mas não é um requisito para o avanço. Resumindo, use os torneios para melhorar e se divertir.
–
Gostou do conteúdo? Treine Jiu Jitsu em São José dos Campos na melhor academia da região e nos acompanhe.
